segunda-feira, 2 de maio de 2011

Amadorismo brasileiro



Ao fim das penalidades que acabou com o Corinthians vencendo por 6x5, a torcida do Palmeiras mostrou um amor ao clube há muito tempo não visto por aqui.

Primeiro porque sabe muito bem que o time foi drasticamente prejudicado pelo "arbitro de futebol" Paulo César de Oliveira, erros nos quais, não vou expor aqui, pois já é de ciência de todos.

O segundo fator é que mesmo depois da expulsão do nosso xerife aos 20 min do primeiro tempo, o verdão parecia estar com 20 homens em campo, tamanha a superioridade do time em relação ao conglomerado da marginal sem número.

E terceiro que a torcida sabe que o time é limitado, mas compensa e muito na raça, na vontade de vencer dos jogadores que lá estão defendendo com orgulho a camisa verde e branca.

Toda a discussão em torno das lambanças do senhor Oliveira é muito fácil de entender. Por causa dele, o jogo teve o desfecho conhedido. E por favor imprensa brasileira, não vamos chamar de herói goleiro que defende um penalti!

A questão é muito mais séria do que apenas um jogo polêmico, discussões e etc. Trata-se do amadorismo do futebol brasileiro, em especial, da arbitragem. Um dos motivos para tanto, é literalmente o amadorismo com que se trata a arbitragem, já que ser árbitro no Brasil não é uma profissão e sim um passatempo, um hobby. O sujeito é advogado, preparador físico, dentista e por gostar tanto de futebol resolveu fazer um curso no qual se qualifica para apitar jogos de futebol. Ora, amigos. Sejamos apenas um pouquinho inteligentes. Como o cidadão irá ser ou ficar qualificado e bom no exercicio da profissão, se não há preparo adequado para isso.

Já passou da hora da profissão árbitro de futebol passar de apenas um "bico" de fim de semana para um exercício responsável em que muitas coisas estão em jogo, entre elas, a felicidade do pobre torcedor.

Guilherme Sette

5 comentários:

  1. Fora Ricardo Teixeira, Fora FPF e Fora Andres Sanches!

    O Palmeiras caiu na conversa desse cara e se deu mal!

    ResponderExcluir
  2. na verdade o futebol brasileiro eh mto fraco e com a arbitragem nao seria diferente. abracos

    ResponderExcluir
  3. Abel Junior - SPFC2 de maio de 2011 às 18:25

    Guilherme Sette

    Na verdade se analisarmos bem, há amadorismo em toda parte e não só na arbitragem, falaremos do futebol paulista, pois se falarmos de todos haja paginas na internet pra poder comentar, Amadorismo dos juizes, pois são sem critério(ponto). Mas há mais, só como citação: amadorismo no SPFC, por comprar briga com todo mundo(Poderia até ser com a CBF/FPF, mas os clubes?Pra que?), e sabemos que não é essa a melhor estratégia, no SCCP por eleger o SPFC o maior vilão da história toda e quem analisa o futebol sabe que não é, né senhora 12 patrocinadores, 200 milhões por ano, e que ganha tudo isso com jogadores que são revelados nos "nossos" clubes e não na seleção? Amadorismo no SEP, por não querer desagradar um senhor que se julga dono do futebol brasileiro, Amadorismo no SANTOS? Só se eles lá descerem do muro.... Sabe sou contrário a muitas coisas que acontecem no nosso futebol, muitas mesmo, muitas que o meu time (dirigentes) fizeram/faz/fez, algumas vezes fico pensando até onde esses caras vão para "desvalorizar"(em todos os sentidos) o nosso futebol, os outros países estão crescendo no quesito futebol e nós.... bom nós amadores, donos do melhor futebol do planeta, estamos ficando para trás, olhando todos para nossos umbigos e achando que é a coisa mais legal do mundo..... Pena ! Meu tricolor não passou, torci pra vocês e não deu, que venha a Copa do Brasil! Abraços!

    Não existe SPFC sem SEP, SCCP, SFC e vice-versa!

    STHT

    ResponderExcluir
  4. Realmente o jogo foi uma lambança, não tive nem vontade de comemorar a vitória do corinthians.. Futebol empresa de gerar dinheiro e desrespeito ao fiel torcedor.
    E depois o Felipão se torna o errado em falar a verdade sem papas na língua, méritos somente a ele.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o choro é válido na derrota, ninguém gosta de perder e jogar a culpa na arbitragem é de praxe. O Palmeiras criou um clima durante a semana (sobre a arbitragem)e durante o jogo, um clima tenso e de guerra e deu no que deu... a regra é clara, carrinho da forma que foi e imprudente como foi é vermelho! Abraço! Insinuar que a arbitragem está roubando é motivo para expulsão também... Na minha opinião o único erro do árbitro foi a falta não marcada na entrada da área do Chicão no Kléber. Concordo que o Palmeiras jogou melhor que o Corinthians mesmo com 10 jogadores e se o Timão apresentar essa bolinha contra o Santos, é reio na certa! Mas como já venho dizendo, a bola é na rede, o chute é na bola (não no vácuo) e o Plameiras não teve competência para vencer mesmo jogando melhor. Pênalti não é loteria, é treino e preparação psicológica para na hora da pressão não fazer como o João Vitor que bateu muito mal. Venceu o time mais preparado e como o amigo disse, o mérito desse time do Palmeiras chegar onde chegou é o Felipão, pois os jogadores são fracos e o joão Vitor mostrou isso na hora de bater o pênalti desicivo.

    ResponderExcluir